Fale Conosco

BLOG

Banking as a Service: o mundo cada vez mais digital!

10 de março de 2022 às 05:29

O que é bank as a service?

A tecnologia tem crescido e acompanhado a evolução do consumidor gerando inovação em todas as áreas, inclusive no mercado financeiro.

Bank as a service ou literalmente traduzido, banco como serviço, possibilita que empresas de qualquer setor, seja B2C ou B2B tenham seu próprio sistema bancário de forma rápida e sem complicações.
Esse modelo de serviços traz uma nova era de flexibilidade e customização para o consumidor, onde podemos sair do pacote de operações de bancos tradicionais, criar novos modelos de negócios financeiros dentro de sua empresa, mesmo não sendo este o foco.

Seu negócio tem todos os serviços de um banco, sem a necessidade de compra das licenças ou regularizações para atuação, o serviço de bank as a service já tem tudo isso em sua estrutura e você usa sua marca.

Operar um banco com sua marca traz diversos benefícios, desde a fidelização de clientes a aquisição de uma nova forma de receita dentro do negócio, aumentando faturamento com a redução de custos, antes direcionados para um banco tradicional que realizava as operações de seus serviços.
Resumindo o Bank as a Service

O serviço em si é o conjunto de tecnologias que uma empresa que não é do ramo, pode usar e ofertar para seus clientes serviços financeiros comuns, como um banco digital, tendo cartão de crédito/ débito ou pré-pago com marca própria, conta digital, realizar transferências de diversas modalidades e pagamentos, entre outras funcionalidades que um banco pode ofertar.
A tecnologia em si

Utilizamos os APIs – Application Programing Interface, padrões de programação que realizam as conexões, ligando os pontos necessários para realizar as transações financeiras.
Neste caso os APIs conectam fintechs (desenvolvedor do serviço) e a empresa realizadora das operações.

-Vamos fazer um pequeno overview sobre tecnologia, o painel de vendas online e processos de Mobile no Brasil para que você entenda a importância de um banking em sua empresa.

Durante a pandemia segundo a ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a base de usuários de e-commerce cresceu 70%, isso significa que transações online aumentaram num fluxo que não era esperado para a época, além da criação de novas formas de negócio.

O nível de bancarização (ampliação de acesso aos serviços bancários seja por bancos tradicionais ou fintechs -startups de serviços financeiros) da população, também entrou na mesma curva de crescimento.
Um exemplo de novos serviços dentro desse processo de bancarização, foi a criação do PIX, uma chave de acesso que realiza transferências em minutos, de uma conta para outra, usando apenas algum de seus dados básicos cadastrados (telefone, e-mail, cpf ou um código próprio).

Com início no dia 16 de novembro, foram realizadas 12,2 milhões de operações, movimentando R$ 9,3 bilhões nos primeiros 7 dias, de acordo com o Banco Central, ou seja, um alto volume de transações que obviamente, necessita de um serviço em nível adequado de infraestrutura, de suporte em software e velocidade de informações, um assunto que vamos abordar com mais detalhes em um próximo post aqui no blog falando sobre tecnologia.

Esses são alguns exemplos do grande movimento tecnológico, que estamos passando em diversos setores, incluindo operações financeiras, o que torna com certeza o Bank as a Service uma forma ideal de inovar em seu negócio, trazendo transparência em sua gestão financeira, uma nova forma de receita, com as tarifas sobre seus serviços fornecidos, além da oportunidade de trabalhar a experiência do usuário, tendo um serviço totalmente customizado, sem necessitar de uma equipe de infraestrutura interna, onde a Win Baas faz todo suporte para você apenas operar utilizando sua marca e inserir sua empresa nessa nova era em meios de pagamento e serviços financeiros.

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e promoções.
Não se preocupe, somos contra spam.